• William Patrocin

A MÁGICA DA ENERGIA SOLAR


Como pode uma estrela tão distante nos fornecer a energia da vida? O sol nos agracia diariamente com energia renovável, limpa e gratuita! Sem o sol a vida seria impossível, as plantas não fariam FOTOSSÍNTESE e não produziríamos energia solar FOTOVOLTAICA. A "mágica" da geração de energia elétrica a partir do sol, precisa de 2 coisas para acontecer: 1° Os fótons presentes na luz solar e 2° um equipamento para transformar esta energia dos fótons em energia elétrica. Este equipamento se chama MÓDULO FOTOVOLTAICO, ou popularmente conhecido como PAINEL SOLAR.

A descoberta do efeito fotovoltaico ocorreu em 1839, pelo físico francês Alexandre Becquerel, que por acaso observou uma agitação elétrica quando expôs ao sol um de seus experimentos, que continham placas de platina e cobre submersos em uma substância de eletrólitos. Foto = Luz / Voltaico = Potencia elétrica.

Anos após o físico Alexandre Becquerel observar pela primeira vez o efeito fotovoltaico, Albert Einstein finalmente consegue explicar como realmente este fenômeno acontecia, e isso proporcionou o avanço da tecnologia. No ano de 1954, o americano Calvin Fuller, cria os ancestrais dos módulos fotovoltaicos modernos, produzidos a partir de células de silício como são hoje, porém, na época a eficiência do módulo chegou apenas a 6%, ou seja, dos 1366 watts por metro quadrado que o sol irradia sobre a terra, a tecnologia conseguia gerar apenas 81 watts por metro quadrado de painel. Hoje em dia já estão sendo fabricados painéis solares com 20% de eficiência.

Como funciona um painel solar moderno (módulo fotovoltaico)?

O painel solar é composto por diversas células fotovoltaicas de silício, que são responsáveis individualmente por gerar uma pequena corrente elétrica de aproximadamente 0,5 volt. Isso acontece quando os fótons da luz do sol atingem as células, fazendo com que alguns dos elétrons que circundam os átomos do silício se desprendam e se movam, gerando uma corrente elétrica. Estas células fotovoltaicas são condicionadas dentro de uma moldura de alumínio com um vidro temperado na face e interligadas umas nas outras em série. Quando interligamos 75 células em um painel, teremos uma tensão de saída de 37,5 volts no equipamento.

No principio, o minério do Silício (Si) é refinado, e a partir dele são feitos os lingotes de silício, que são estruturas maciças, geralmente cilíndricas ou retangulares, o elemento é moldado neste formato para ser possível fatiá-lo em laboratório já no formato das células fotovoltaicas, para posteriormente ser colocado as linhas de condutividade elétrica. Abaixo uma imagem de uma célula pronta, para fazer um painel solar se utiliza várias iguais associadas entre si:

Curiosidade: Uma das primeiras utilização da tecnologia, foi feita para alimentar o sistema de rádio de um satélite americano, o Vanguard 1, antes mesmo da Nasa ser fundada. Este satélite está no espaço até hoje, sendo o satélite mais antigo a orbitar a terra.


Para saber mais sobre esta tecnologia incrível, entre em contato conosco e fale com um especialista


Se deseja um orçamento e economizar imediatamente gerando sua própria energia, clique no link e será direcionado a nossa plataforma: https://www.sulsolarenergia.com/orcamento


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo