top of page
  • Foto do escritorWilliam Patrocin

Manutenção de painéis solares


Olá, você que veio até aqui provavelmente já conhece o enorme retorno financeiro e ambiental que uma usina solar fotovoltaica nos proporciona, ou até mesmo já utiliza desta tecnologia fantástica para produzir sua própria energia.

A questão é: Qual a manutenção que os painéis solares exigem e como faze-la corretamente?

Os painéis solares possuem uma vida útil superior a 30 anos, e não exigem praticamente nenhuma manutenção além de uma limpeza periódica, pois com o tempo, a superfície do painel acumula poeira, dejetos de aves e até folhas em instalações com árvores altas no entorno. Este acúmulo de sujeira, bloqueia uma grande quantidade de raios solares que deveriam chegar nas células fotovoltaicas para gerar a energia elétrica.

Qual o perda de produção que acontece quando os painéis estão sujos?

Bem, isto depende muito da quantidade de sujeira acumulada, mas pode chegar a 30% de perdas na geração e isso é muita coisa! Por exemplo, se um sistema fotovoltaico deveria produzir 1.000Kwh em determinado mês, ele conseguirá produzir somente 700Kwh, apenas pela falta de limpeza dos módulos. Este exemplo nos mostra o quanto é importante para o retorno financeiro do sistema efetuarmos a limpeza periódica dos painéis solares, que deverá ser feita em média a cada 6 meses.

Cuidados e dicas para a limpeza dos painéis solares (módulos fotovoltaicos):

Primeiramente, não podemos utilizar lava-jato, por mais que seja extremamente pratico e fácil efetuar a limpeza com um lava-jato, o uso do mesmo pode danificar a vedação entre o vidro e a moldura de alumínio do painel solar, reduzindo drasticamente a sua vida útil. A limpeza deve ser feita apenas com água, pano limpo ou escovão especial, sendo utilizado sabão neutro apenas em casos críticos.

Outro fato importantíssimo é que o serviço deve ser feito por um profissional com conhecimento e experiencia, pois como todos sabem, telhado molhado é um perigo de se trabalhar, fica extremamente escorregadio, sendo muito fácil de ocorrer acidentes sérios com quem não tem experiencia.

Se você precisa fazer a limpeza dos seus painéis solares não se preocupe! A Sul Solar Energia está aqui para te ajudar. Contamos com profissionais experientes para executar o serviço e aumentar sua produção de energia em até 30%.


Whatsapp (51) 99588-4135


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page