• William Patrocin

Sistema de energia solar fotovoltaica On-grid

Atualizado: 10 de mar. de 2020

O sistema de energia solar fotovoltaica On-grid, é o sistema onde se armazena o excedente da energia gerada na rede da concessionaria de energia, ou seja, toda a energia produzida que não é utilizada imediatamente por seus equipamentos elétricos.

No sistema On-grid, não é necessário o uso de baterias, pois a energia é armazenada na rede da concessionária de energia local. Este tipo de sistema, acaba sendo até 50% mais em conta financeiramente, do que os sistemas que utilizam baterias (off-grid), além das baterias terem um alto custo de aquisição, apresentam uma vida útil curta, se comparado ao restante do sistema, que gera energia por 30 anos em média.


Resumindo, o sistema On-grid conectado a rede, apresenta uma excelente vantagem financeira ao cliente, que geralmente tem o retorno de 100% do capital investido na usina solar entre 2,5 e 4,5 anos, variando de acordo com o tamanho do projeto. O retorno do investimento é múltiplas vezes maior do que investimentos financeiros como tesouro, poupança, CDB, ações, etc. Já o sistema off-grid a bateria, é vantajoso em áreas remotas, onde não existe rede elétrica.

Mas como a energia é armazenada na rede? Primeiramente, os painéis solares captam a luz do sol e utilizam os fótons presentes nela para gerar eletricidade. Essa eletricidade, que está em corrente  continua e variável, passa pelo inversor solar, para que seja convertida em corrente alternada com as características e tensão da sua rede elétrica. Após passar pelo inversor, a eletricidade solar poderá ser usada para alimentar todos os circuitos elétricos da sua residência ou empresa.

Após isto, se nem toda a eletricidade for consumida, o excedente é lançado na rede da distribuidora de energia, passando por um relógio medidor especial (bi-direcional) que irá registrar quantos kWh você injetou na rede. Desta forma você produz energia a mais durante o dia e armazena na rede da distribuidora para utilizar a noite, enquanto não há sol.

Desta forma, Você será o gerador de sua própria energia, segundo o conceito de micro ou mini geração distribuída, adequando-se à resolução normativa da Aneel REN Nº 687/2015, podendo abater mensalmente, seus custos da fatura de energia, com direito de utilizar os créditos da geração em até 60 meses. Em outras palavras você armazena a energia gerada na rede da companhia elétrica, como se fosse uma bateria infinita.


Clique no link e faça um orçamento:  https://www.sulsolarenergia.com/orcamento


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo